VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O PODER ALVEJANTE DO DINHEIRO


Essa semana, assistimos o ex senador Luiz Estevão - o primeiro senador cassado do país - dar uma big festa em sua mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, para comemorar o aniversário de sua filha mais nova. Estevão foi prestigiado por alguns políticos da cidade e por muitas pessoas que pertencem à elite da Capital. Foi divulgado ainda, que convites eram vendidos nas redes sociais por causa da contratação de um famoso DJ internacional.

A tal comemoração foi bastante significativa! Como que zombando com a cara dos contribuintes, Estevão mostrou com a festa que ele está voltando à cena política brasiliense , além de dar as cartas com todo o seu poderio econômico, que o tem livrado das condenações.

Parafraseando o humorista Falcão, " A burguesia fede mas, tem dinheiro pra comprar perfume". Em nossa cultura, em que o "ter" sobrepõe-se ao "ser" e ao "saber", não importa se as pessoas são imbecis, ou que cometam atos moralmente e eticamente condenáveis, desde que elas tenham muito dinheiro para neutralizar a sua burrice e pagar competentes advogados que "limpem a sua ficha encardida" !

Neste caso, o Luiz Estevão não precisa neutralizar burrice, pois, ele é muito inteligente e esperto ( neste quesito merece admiração!) Bem diferente de alguns ricos políticos de Brasília, que são tão burros, que eu até desconfio que eles não usam clips porque não vem com manual de instruções !!! (risos!)

A sociedade brasileira (independente da classe social) tolera bem a corrupção relativizando os casos com a célebre frase: ele rouba mas, faz! Temos até os "ungidos" da República, que antigamente eram arautos da moralidade e hoje mesmo condenados pela justiça são vistos como "santos" por parte da sociedade, que até resolveu se unir e fazer vaquinha e pagar a sanção secundária imposta pelo Tribunal!

E no caso da elite, ela tolera bem a corrupção porque pra ela não importa a origem do dinheiro da pessoa, o que vale são os milhões que ela tem no banco, a influência e o poder! Aliás, o poder quase sempre nesse país esteve intimamente ligado a casos de corrupção, salvo raras exceções. E assim, toda a nossa fauna e flora política do naipe do Maluf desfila por ai, impunemente!

Ainda vivemos o ranço escravagista, da Senzala e da Casa Grande! Apenas a configuração das senzalas e casas grandes mudou ! Os senhores, hoje, estão em suas mansões nos bairros de elite; os escravos brancos, como a Escrava Isaura, na classe média! E a maioria, escravos negros, na pobreza, nos bairros pobres e favelas!

Nossa elite se protege e é unida, posa junto nas colunas sociais, aceita bem as falcatruas uns dos outros! além disso, ela mantém as estruturas como estão, evitando a ascensão social. Os "novos ricos" que não fazem parte do status quo tradicional demoram a serem aceitos no metiê...

Os brasileiros médios são fascinados e atraídos pelos vilões ( isso tá comprovado até na ficção das novelas)! Os bandidos ricos e poderosos são sedutores de primeira grandeza! De forma natural abandonamos os mocinhos e seus ideais de justiça e solidariedade! Os heróis dos novos tempos são maldosos, inescrupulosos e isentos de qualquer sentimento de culpa! Já os bonzinhos despertam um sentimento de pena e até certa intolerância com seus discursos utópicos e ingênuos!

Na terra da "Lei de Gérson", onde quase todos querem tirar vantagens pessoais; na terra do ditado "farinha pouca, meu pirão primeiro" , os corretos viraram "otários"!

E é bem por ai, o significado da festança do ex Senador! Ele estava lá gastando o dinheiro oriundo sabe se lá de onde, sem nenhuma culpa! Como ele mesmo disse nos jornais: Era só um pai fazendo uma festa para a sua filha com os recursos que ele dispõe... Todo pai tem direito de fazer uma festa para sua filha...

E ai, se sentiu um otário? Ou sentiu inveja?

 
Fonte: Pertubando o 'STATUS QUO' por Leiliane Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário