VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrato de Brasília: Desesperança e desconfiança

Parada de ônibus ao lado do Supremo Tribunal Federal, a lama de fora reflete a lama de dentro do GDF
 
Certa vez, assisti uma entrevista  do meu professor Cristovam Buarque, no extinto  Programa "Brasília Urgente" da Rede TV, quando ele era governador do DF em que ele disse a seguinte frase: Quando o governante pensa ele traz esperança para o povo; quando ele sabe fazer ele desperta confiança. A cidade deve ser governada por quem sabe pensar e agir para dar esperança e confiança ao povo".

No atual governo, não temos esperança e nem confiança! Primeiro porque o governo não pensa sobre a cidade, comete o absurdo de contratar estrangeiros para pensar sobre o futuro dela! E segundo porque esse governo não "sabe fazer" e o que tem feito ou é malfeito ou é obra inacabada de governos passados. O que fez de inovador, o governo Agnelo? hummm vejamos... Ah já sei! pintou o uma linha no asfalto da W3 e disse que aquilo era uma faixa exclusiva de ônibus! Depois apagou a faixa pra recapear a pista no período de chuvas!

As vezes eu penso que não existe boa vontade para com o povo de Brasília por parte de alguns governantes! Tenho certeza que essas pessoas não amam Brasília, muito pelo contrário, exploram a cidade e o povo que a habita!

Outro dia eu estava lendo um livro sobre o Governo Aparecido , entitulado "Brasília Uma Sinfonia" , publicado no final de 1985, cujo prefácio fora escrito pelo jornalista Silvestre Gorgulho. Ele falava sobre os desafios encontrados pelo ex governador quando assumiu o Buriti naquela época: transporte público deficiente e nas mãos de um pequeno grupo de empresários e que não atendiam as necessidades da população, dizia que 1/3 dos salários dos brasilienses era gasto com transporte, falava sobre as invasões de terras públicas, a especulação imobiliária querendo desfigurar o plano piloto , os problemas de moradia popular, a bolha imobiliária, a violencia, saúde e educação caóticos, os bolsões de miséria que mostram duas Brasílias completamente distintas do ponto de vista social e etc. Li o prefácio e pensei: Meu Deus, passaram-se 30 anos e continuam os mesmos problemas mesmo após a abertura política, a criação de uma Câmara Legislativa, e a passagem de pelo menos 5 governadores!

Fiquei a pensar sobre os motivos de os problemas da cidade permanecerem quase os mesmos... E talvez assim o seja porque os grupos de interesses são os mesmos! Mudam os governantes mas os grupos econômicos, empresariais, políticos permanecem os mesmos na intensa luta por manter o "status quo" e garantir a realização dos seus interesses sobre os interesses coletivos, muitas vezes.

A Universidade de Brasília e outras instituições sérias já tem pensado há anos sobre soluções para a cidade, como por exemplo, para a questão da mobilidade urbana ! Mas, alguns governantes recebem as sugestões e não as colocam em prática para não atingir os interesses daqueles que financiam as suas campanhas ou que fazem parte do seu hall de amigos.

Temos uma cidade onde grande parte dos nossos políticos são corruptos, corporativistas e fisiológicos quando não ignorantes que não sabem fazer um "O" com o copo. Reflexo de parte da nossa população que permanece numa servidão voluntária e na completa ignorância e desconhecimento da sua força.

Os governantes não investem na educação da capital do país como deveriam para manter parte do nosso povo maleável e fácil de ser manipulado por nossas elites políticas e econômicas. E assim, entra ano e sai ano e os problemas de Brasília permanecem os mesmos, sem solução, e o povo vota em quem faz mais promessas, as mesmas promessas nunca cumpridas!

Poucos deixaram um legado em Brasília que se pudesse orgulhar por ter modificado a realidade da nossa população de forma permanente e responsável!

Taí uma coisa que eu ainda tento entender: Que graça tem permanecer num posto de poder e só se preocupar em ganhar dinheiro e não deixar um legado?

Os grandes nomes da humanidade não são os dos homens mais ricos. Os homens que deixaram sua marca na história foram aqueles que criaram! foram aqueles que pensaram e realizaram grandes coisas que modificaram a vida das pessoas! Quem você acha que as gerações futuras se lembrarão? de Thomas Edson, Einstein, Bill Gates ou do Eike Batista?

Fonte: Pertubando o 'STATUS QUO' por Leiliane Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário