VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Câmara Legislativa: Eliana tenta reverter decisão do GDF sobre Nota Legal


A decisão do GDF em mudar as regras do Programa Nota Legal repercutiu negativamente na Câmara Legislativa. Em defesa dos contribuintes, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) protocolou nesta quinta-feira (28) Projeto de Decreto Legislativo para tentar sustar os efeitos da portaria da Secretaria de Fazenda que diminui em até 70% o tamanho do repasse aos participantes do programa. Além disso, uma audiência pública deve ser realizada na Casa para cobrar explicações dos gestores.

Publicada no DODF do último dia 23, a portaria diz que a queda no repasse retroage a maio. Para Eliana, a medida é um equívoco e mostra falta de transparência na gestão do programa. “Não podemos deixar que o governo faça uma portaria que retroaja para prejudicar o cidadão. Se quer mudar as regras, que faça de forma transparente, no início do ano e com muita publicidade”, disse Eliana.

Deputados governistas também estranharam a mudança no Nota Legal. Ex-líder do Governo na CLDF, Wasny de Roure (PT) pediu para assinar o requerimento de audiência pública que tentará ouvir os gestores do programa. O requerimento deve ser votado no plenário da Câmara na próxima terça-feira (04/12).

Chamou atenção também de Eliana os segmentos escolhidos para a redução no repasse ao contribuinte. Ao todo foram 15, entre eles Supermercados, Vestuário, Materiais de Construção e Cama, Mesa e Banho. “São segmentos mais acionados pela população. A medida atinge em cheio as famílias, pois vai retirar a possibilidade de um desconto no IPTU ou IPVA. É um desestímulo à cobrança da nota fiscal”, afirmou a parlamentar. 

A seguir, os segmentos que sofreram mudanças com a portaria da Secretaria de Fazenda:

Supermercados
Hipermercados
Loja de departamentos
Vestuário e acessórios
Eletrodomésticos, áudio e vídeo
Artigos de uso pessoal e domésticos
Materiais de construção
Suprimentos de informática
Papelaria
Farmácias sem manipulação
Loja de calçados
Artigos fotográficos
Minimercados, mercearias e armazéns
Produtos alimentícios
Cama, mesa e banho

Fonte: CLDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário